O Bazar Solidário funcionará com "Trocas Solidárias"... O Bazar é um espaço que tem o intuito de organizar e tornar permanente as trocas de mercadorias para o desenvolvimento de uma comunidade local.
Sua proposta parte da busca de respostas à falta de dinheiro oficial, Reais, nas regiões pobres empobrecidas pelo atual modelo de desenvolvimento econômico. Seu objetivo é tornar a troca de produtos, roupas, brinquedos, bijouteiras, assessórios; permanente e organizada, podendo facilitar o acesso de pessoas pobres ao consumo de produtos e serviços doados na região.
O espaço proporciona um ambiente de cooperação entre os “prossumidores” (pessoas que são ao mesmo tempo abençoadores e abençoados), no lugar da acirrada competição do mercado. Para isso, utiliza-se a MOEDA SOCIAL que visa ser exclusivamente um meio de troca, que só pode ser usada durante a Feira.
Do ponto de vista econômico:
O Bazar Solidário abre espaço para que as pessoas possam doar aqueles bens de consumo que não lhe servem mais, e que podem ser úteis para outras pessoas. o que não serve mais para você, que está em condições ainda de uso e pode beneficiar alguém que está pedindo, orando a Deus para ter condições de ter este produto. Pessoas que não possui condiçoes financeiras para adquirir o produto, mas que com o bazar, leva inteiramente gratuito para casa; pois os participantes, cooperam entre si para gerar benefícios para todos.
Além disso, é um ambiente pedagógico, pois proporciona aos participantes um espaço para se desenvolverem espiritaulmente e como pessoas, enquanto podem ensinar e divulgar a alegria de poder fazer o bem sem olhar a quem; é o desenvolvimento do amor ao próximo.
É também uma oportunidade de criar uma cultura de consumo consciente na comunidade, trazendo para o indivíduo a noção das conseqüências do seu consumo no âmbito social, ambiental e econômico; podendo compartilhar o que tem com quem não tem; podendo ao invés de esperar para jogar no lixo, pode enquanto tem utilidade, doar para quem saberá como reaproveitar o que não serve para você.
Por fim, o Bazar possibilita as pessoas realizarem-se fazendo trabalhos que gostam, serem útil, bem como, permitir melhoras também no nível psicológico de cada um, por se sentirem úteis, realizado e estimulado com as novas coisas que pode oferecer, e com as que pode receber em troca; uma vez que encontrando algo que lhe sirva, você também pode levar consigo para sua casa.
Mas o Bazar de Trocas Solidarias também contribuem para o fortalecimento das relações comunitárias, pois:
É um espaço de construção coletiva onde todos são convidados ajudar na organização, dar sugestões, criticar e melhorar. Um espaço democrático de partilha e união.
Cria o ambiente de encontro entre pessoas que não se vêem no dia-a-dia, fortalecendo amizades antigas, criando novas e facilitando o nascimento de projetos comunitários e propostas de melhoria do bairro.
Por último, as Feiras representam um ótimo local para realizar trabalhos pedagógicos e reflexões sobre temas importantes como:
Ecologia e cuidado com o meio ambiente - reciclagem; Amor ao Próximo; Crescimento Espiritual; Princípios de Gratidão; Questões de gênero e raça; Consumo consciente e as consequências dos nossas hábitos de consumo; Cidadania ativa; Educação Alimentar; Economia Solidária; Empreendedorismo Popular; Desenvolvimento Local; Políticas Públicas e demais temas afins.
Para isso, podemos utilizar palestras,oficinas, vídeos, música, teatro entre outras atividades sócio-culturais e educativas.
É muito simples! É so ir na próxima feira - no BAZAR SOLIDÁRIO e leve produtos, roupas, livros, CDs, DVDs, Bilouterias, cintos, bolsas, brinquedos, agasalhos, cobertores, objetos em geral; que você acredita que servirá a outras pessoas. Lá você fará sua doação e poderá oferecer seus produtos para serem trocados diretamente por outros produtos (que lhe sirva), ou simplesmente doar a quem precisar deste objetos doados por você! Assim você pode também voltar pra casa com produtos diferentes dos que você levou e com novos amigos que você conheceu.
Rua Delfina Santos Correia - 304
Complementação Cristo Rei - Congonhas/MG
Datas do Bazar:
Quarta-feira / Sexta-Feira e Domingo
a partir das 19 horas.
(enquanto houver doações)
Requisitos Para Participar:
1º - Saber que suas doações não lhe renderá dinheiro - uma ve que nenhum objeto será vendido;
2º - Ter dicernimento que você doa, e também pode receber - uma vez que o que não serve para você será doado a quem precisa e o que outros doarem que for útil para você, será doado a você;
3º - Pedimos que você ajude a divulgar o projeto, se você acredita que não tem o que doar, lembre-se que o simples fato de divulgar este projeto, já estará ajudando quem precisa e não sabe onde buscar ajuda;
4º - Se for menor de idade, solicitamos que ao trazer suas doações, que venha acompanhado com um familiar responsável, que autorizará a doação;
5º - O projeto não tem intuito de beneficiar nenhuma associação, grupo político ou entidade sindical - o único objetivo do projeto é ajudar quem está precisando;
6º - Cada um ajude com o que pode, não se sacrifique, não se preocupe com o valor de sua doação, o importante é que por menor que seja sua doação, pode ser útil para alguém;
7º - Respeite a todos participantes, não provoque constrangimento, lembre-se: você pode hoje não estar precisando graças a deus; mas não impede que amanhã ou outro dia você possa ser beneficiado com o projeto;
8º - Você pode colaborar divulgando para pessoas que você sabe que tem condições de doar e que tem objetos encostados sem estar tendo utilidade;
9º - Ninguém é tão pobre que não tem o que doar e eninguém é tão rico que nunca precise;
10º - Acima de todas estas coisas, lhe pedimos que ore por este projeto - ore para que possamos juntos ajudar o máximo de pessoas que necessitem.
Ser solidário para nós é ajudar ao próximo, sem pensar em raça, crença, cor, etc. É ajudar sem esperar nada em troca.
Aqui todo os dias é dia de fazer uma boa ação e não apenas no Natal...
Deus deu o melhor que tinha no céu! Não uma preciosidade inerte, não um dos anjos mais excelentes, mas o SEU PRÓPRIO FILHO para buscar e salvar a todo o perdido que Nele creia.
Somos da opinião e parecer que devemos partilhar o que temos com os que mais precisam, já "porque aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado", e também porque Jesus assim o ensinou, praticou e mandou que o fizéssemos. O que me parece mal e impróprio é que o façamos apenas no Natal e, especialmente, o façamos com interesses secundários (o de recebermos ainda mais) e que façamos com tanta ostentação que acaba também por magoar os mais pobres, que sabem perfeitamente que aquilo que se gasta nas frivolidades e na ostentação poderia fazer mais uns quantos "natais" em cada ano - por esta razão, nosso "Bazar Solidário" é permanente, enquanto tivermos corações abençoadores, estaremos abençoando vidas.
Discordamos da beneficência por "pacote natalício". Cada um ponha de parte aquilo que puder dar e dê, com um coração simples, sem vaidade ostensiva ou desejo de ter qualquer retorno. Dê de coração e com o coração e Deus o recompensará.
Aquele que sabe fazer o bem, faça-o com a mão direita, sem que a sua esquerda o saiba.